Nota: O texto abaixo expressa o ponto de vista do autor.
Vi no YouTube recentemente vídeos a respeito de alistamento militar e Exército Brasileiro, então resolvi escrever um pouco sobre o assunto.

Creio que o alistamento militar é a data que a maioria dos adolescentes gostariam de adiar ou evitar. Muitos pensam que seu futuro pode estar em "xeque" se forem convocados para o serviço, que vão perder o ano, a faculdade, que irão ter de acordar cedo, rolar na lama e tomar tapa na cara ao estilo Tropa de Elite, e tudo isso em troca de uma baixa remuneração. No meu pensamento o serviço militar é mais ou menos dessa maneira, e como eu fui dispensado (graças a Deus!)não vivi a experiência para mudar minha visão.
O alistamento é inevitável, e se por acaso você tentar desviar desse dever irá ficar em débito com o governo e não poderá tirar passaporte, prestar concursos públicos nem se inscrever em universidades.
Eu de maneira nenhuma queria ser convocado, pois não concordo com o alistamento obrigatório. E se houvesse uma guerra? Será que valeria a pena dar a vida por estes governantes?Morrer por interesses políticos? E quem é pacifista? Vale relmbrar o que ocorreu na Guerra do Vietnã, onde muitos jovens americanos perderam a vida em batalhas sem sentido como a que ocorreu na colina "Hamburguer" , uma guerra que segundo os norte-americanos, era "em defesa da liberdade e da democracia". Se o Brasil entrasse em uma guerra sem sentido(se é que existe alguma guerra que faz sentido) e eu fosse convocado, preferiria quebrar os dedos ou ser preso ao invés de ir!
Mas, como o Brasil vive tempos de paz eu fui me alistar, e claro com a cabeça cheia daquelas histórias que os mais velhos te contam, histórias de pessoas que foram convocadas só porque usavam cabelo comprido, boné ou brinco. Lembro ainda de uma mais radical que eu ouvi enquanto esperava na fila, o "irmão do amigo do cara" que contou tomou um tapa no rosto por ter errado a letra do Hino Nacional Brasileiro(e é certo que eu decorei o Hino após essa história). Porém onde eu fui me alistar não tinha estrutura para cantarmos o Hino então só fizemos o juramento a bandeira.
O único momento real de pânico foi quando o funcionário da prefeitura foi chamando aleatoriamente o nome dos jovens que seriam convocados, e para o meu desespero ele chamou um Thiago, só que após ouvir o sobrenome eu fiquei aliviado, diferente do pobre Thiago que foi convocado, depois só tive de voltar algumas vezes e retirar a minha preciosa reservista(Uffa!) e ficar livre do compromisso com o serviço militar(por enquanto, pois até os 40 ou 45 anos, se não me engano, posso ser chamado).
Então meu caros, se há alguem que vai se alistar neste ano, só posso dizer uma coisa: Esperem pelo pior!
Não adianta roupa, cabelo, beleza nem altura, eles chamam de maneira aleatória(pelo menos foi no meu caso), então vão preparados.
__________________________________________
Links
Vídeo sobre Exército Do Daniel Fraga:
:
Vídeo Sobre alistamento do MM:
Links Gerais :
Nenhum comentário:
Postar um comentário